Postos carregamento elétrico: como encontrar e utilizar

Postos carregamento carros elétricos

Recorrer à rede de postos de carregamento elétrico é, cada vez mais, uma necessidade. A mobilidade elétrica já tem um papel de destaque em Portugal e a tendência é de crescimento.

Ter um carro elétrico ainda pressupõem ter atenção a algumas questões logísticas, nomeadamente, no que toca a identificar locais para carregar. Sabia que Portugal é o quarto país da União Europeia com mais postos de carregamento para carros elétrico? São mais 5.000!

Continue a ler e descubra o tipo de postos que existem, o preço de utilização, como utilizar e muito mais!

Que tipos de postos de carregamento elétrico existem?

Existem três tipos de postos de carregamento para carros elétricos, que diferem em função da potência e do tempo de carregamento. São eles:

Postos de carregamento normal (PCN)

Os postos de carregamento normal (PCN) têm uma potência igual ou inferior a 22 kW. Isto influencia, naturalmente, o tempo de carregamento. Nos postos de carregamento elétrico com uma potência mais baixa, o tempo de carregamento total pode ir até 8 horas. Mas o tempo de carregamento depende também da capacidade da própria bateria do veículo.

Postos de carregamento rápido (PCR) / Semi-rápido

Os postos de carregamento semi-rápidos contam com uma potência sempre superior a 22 kW e conseguem carregar a bateria para 100 quilómetros de autonomia em, sensivelmente, 45 minutos. Por sua vez, os postos de carregamento rápidos operam a uma potência superior a 50 kW, e 20 a 30 minutos chegam para conseguir conduzir os próximos 100 quilómetros. Mas atenção! Não deve abusar da utilização do carregamento rápido, pois pode sobrecarregar a bateria do seu veículo elétrico.

O ideal é recorrer ao carregamento rápido apenas em situações de emergência.

Postos de carregamento domésticos (Wallboxes)

2022 marcou a inauguração dos postos de carregamento ultrarrápidos em Portugal. Estes postos têm uma potência bastante superior: de 120 kW a 160 kW. Isto significa que um carregamento para 100 quilómetros de autonomia pode ficar concluído em apenas 5 minutos!

De salientar que, segundo dados da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, a rede de postos de carregamento rápidos e ultrarrápidos cresceu 134%, em 2022. Para 2023, as principais operadoras prometem novos reforços na rede de carregamento.

Ler mais: “Descubra como carregar carro elétrico em casa”

Postos de carregamento ultrarrápido (PCUR)

As wallboxes são a solução técnica que permite que qualquer condutor carregue o seu carro elétrico em casa. Se tem uma moradia, é mais fácil partir para a instalação de uma wallbox. Porém, também é possível fazê-lo em alguns condomínios. Para isso, é necessário que o prédio cumpra determinados requisitos e que o condomínio esteja de acordo.

Quanto custa fazer um carregamento nos diferentes postos?

Ainda existem alguns postos de carregamento normais onde é possível carregar um elétrico gratuitamente. Contudo, conte sempre com o pagamento de um pequeno montante. Nos PCN o valor de carregamento é, por norma, abaixo dos 3 cêntimos por minuto. Nos PCR e postos semi-rápidos o valor de carregamento varia entre os 16 e os 40 cêntimos por minuto.

O valor é sempre diferente em cada posto.

Como utilizar os postos de carregamento elétrico da rede pública?

Usar os postos de carregamento da rede Mobi.E é muito semelhante ao funcionamento de um multibanco. Antes de mais, vai precisar de fazer um contrato com esta entidade. Só assim vai poder começar a utilizar a rede. Sempre que precisar de fazer um novo carregamento, dirija-se ao posto mais conveniente e utilize a app ou o cartão.

No final do mês, recebe uma fatura referente aos vários carregamentos que fez e a outros serviços que possam ter sido prestados.

Como encontrar postos de abastecimento elétrico?

Esta questão é importante para o uso que faz do seu carro elétrico nas deslocações do dia a dia mas, principalmente, para as viagens mais longas, onde poderá ser necessário fazer uma paragem para um carregamento de emergência.

Estas são algumas formas através das quais pode ficar a conhecer a localização dos postos para carregar carros elétricos:

Mapa de postos de carregamento da UVE

A UVE é a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos que disponibiliza a todos os utilizadores um mapa com todos os pontos de carregamento disponíveis no país.

Neste mapa, é possível ver quem é a entidade responsável pela gestão do posto de abastecimento em questão, o tipo de carregamento que pode ser feito e se é de acesso público ou privado.

Aplicação Miio

A navegação móvel, para além de ser mais cómoda, é muito útil para pesquisas ou consultas de última hora. Por isso, se estiver já a meio da viagem, pode facilmente instalar a aplicação Miio e aceder imediatamente a toda a rede de postos de abastecimento elétrico que estão operacionais e fora de serviço. É ainda possível consultar os preços do carregamento nos diferentes postos e fazer pagamentos através da app.

Tesla Destination Charging

Os condutores de automóveis elétricos Tesla podem fazer diretamente a pesquisa por postos de abastecimento no  website da marca e, inclusive, fazer uma simulação da viagem de forma a ver as localizações sugeridas para o carregamento do carro. Estes postos de abastecimento são normalmente em hotéis ou restaurantes. Está também disponível uma app da Tesla para consulta do mapa de postos de carregamento em dispositivos móveis.

Porsche Destination Charging

Também a Porsche dá a possibilidade aos seus condutores de poderem carregar os seus veículos de forma gratuita nos hotéis, restaurantes ou centros comerciais que fazem parte do programa. O mapa de pontos de carregamento pode ser consultado no website da Porsche.

Postos de carregamento em superfícies comerciais

Existem ainda algumas superfícies ou centros comerciais, assim como parques de estacionamento, que têm postos de carregamento elétrico disponíveis e até gratuitos para os consumidores, por isso, se visitar alguma superfície comercial, é provável que consiga carregar o seu carro elétrico.

Ler mais: “Qual é a diferença entre um carro híbrido e um carro elétrico?”