7 dicas para um test drive de sucesso

O test drive é uma parte importante do processo de compra de um carro – seja ele novo ou usado. Conhecer o automóvel em condições reais de utilização vai para além de toda a informação que leu, e vai permitir-lhe saber se o modelo em questão se adequa realmente às suas necessidades.

Mas será que conhece os aspetos mais importantes aos quais deve prestar atenção durante um test drive? E quais são as perguntas chave que deve colocar?

Continue a ler, porque vamos ajudá-los nessa tarefa.

O que é um test drive?

O test drive é uma oportunidade para conduzir o carro que pondera comprar. É, no fundo, um passo importante no processo de compra automóvel do qual não deve abdicar. Graças ao test drive, pode colocar as mãos ao volante e conhecer, na primeira pessoa, o look and feel do carro dos seus sonhos. Para além de ler e analisar toda a informação técnica, é importante conduzir o carro antes de efetivar a compra, de forma a perceber se o mesmo vai ao encontro das suas expetativas e necessidades.

Ler mais: “Os melhores carros preço-qualidade de 2024

Vai fazer um test drive em breve? Lembre-se destas 7 dicas

Se é a primeira vez que faz um test drive (ou não), pode ser útil ter algumas linhas orientadoras. Atente nas seguintes dicas:

1. Leve o seu tempo

Aproveite o momento para conduzir o veículo durante o máximo tempo que conseguir. Em média, um test drive dura 20 minutos. Este bloco de tempo costuma ser suficiente para que o condutor consiga testar todas as funcionalidades e simular os vários momentos da condução. Porém, se vir que precisa de mais tempo, não se iniba de o solicitar ao comercial.

2. Avalie o seu nível de conforto ao volante

Ajuste o banco, espelhos e volante e perceba se está verdadeiramente confortável dentro do veículo. Consegue ver o que o rodeia em todos os espelhos? E pressionar os pedais confortavelmente? Tudo isto são aspetos que não deve deixar passar em branco.

3. Teste todos os modos de condução e todas as funcionalidades do veículo.

Ajuste o banco, espelhos e volante e perceba se está verdadeiramente confortável dentro do veículo. Consegue ver o que o rodeia em todos os espelhos? E pressionar os pedais confortavelmente? Tudo isto são aspetos que não deve deixar passar em branco.

4. Tenha atenção ao equipamento do automóvel que está a conduzir

O carro do test drive pode não estar equipado com algumas funcionalidades que lhe interessam. Se assim for, lembre-se de que o preço final pode ser mais alto. Idealmente, quando fizer o agendamento, deixe claro qual é o modelo específico que quer experimentar. Assim, o concessionário pode tentar disponibilizá-lo no dia do seu test drive.

5. Simule o seu dia a dia dentro do veículo

A ideia do test drive é que consiga perceber se o automóvel em questão se adapta às suas necessidades quotidianas. Por isso, verifique se há espaço suficiente para si e para a sua família, se o carro tem uma boa capacidade de armazenamento e organização, etc.

6. Verifique o estado do veículo

O test drive é o momento ideal para prestar atenção aos pequenos detalhes. Se recorrer a um concessionário de confiança, é improvável que tenha de se preocupar com este aspeto. Comprar um automóvel seminovo ou usado num dos concessionários Caetano Retail, é garantia de uma escolha sempre segura e de um acompanhamento inigualável. Porém, noutras situações, é um pequeno hábito que vale a pena adotar.

Se estiver a comprar um carro usado ou um seminovo, verifique pormenores como o estado dos acabamentos, as marcas visíveis de utilização ou até a existência de barulhos.

7. Não se sinta comprometido

Lembre-se de que fazer um test drive não o compromete com qualquer negócio. Se chegou à conclusão que aquele carro não é para si, haverá, certamente, outras opções para explorar. Na Caetano Retail, todos os profissionais estão habilitados a prestar um alto nível de acompanhamento, e a ajudá-lo a encontrar o automóvel ideal para si.

Como posso marcar um test drive?

Marcar um test drive é um processo muito simples hoje em dia. Se já decidiu qual é o carro que quer conduzir, a forma mais fácil é através do preenchimento de um formulário online com o pedido de agendamento. Muitos concessionários também permitem que este agendamento seja feito pelo telefone.

A Caetano Retail facilita todo o processo de agendamento online de test drives para os automóveis das marcas que representa. Agora que já sabe o que deve ter em atenção num test drive, descubra o carro com que sempre sonhou e marque já o seu!