A inspeção de carros novos é um aspeto que pode confundir alguns condutores. Afinal, quando deve levar o seu carro novo à inspeção pela primeira vez? Que cuidados deve ter com ele, visto que um carro novo difere de um usado?
Neste artigo, vamos explicar-lhe tudo o que precisa de saber sobre a inspeção periódica para carros novos, para que não passe ao lado desta obrigação legal.
Quando devo fazer a primeira inspeção de carros novos?
Segundo o Decreto-Lei n.º 136/2008, de 21 de julho, os veículos novos devem ser apresentados às inspeções durante os 3 meses que antecedem o dia e mês da primeira matrícula, de acordo com a seguinte periodicidade:
- Automóveis ligeiros de passageiros: a primeira inspeção de carros novos deve ser feita quatro anos após a data da primeira matrícula e, em seguida, de 2 em 2 anos, até perfazerem oito anos. Depois, é sempre anualmente.
- Automóveis ligeiros de mercadorias: a inspeção de carros novos comerciais deve ser feita dois anos após a data da primeira matrícula e, depois, todos os anos.
- Automóveis ligeiros dedicados ao transporte público de passageiros (inclusive transporte escolar), ambulâncias e carros licenciados para instrução: um ano após a data da primeira matrícula e, em seguida, anualmente, até perfazerem sete anos. A partir do 8º ano, a inspeção deve ser feita semestralmente.
- Restantes automóveis ligeiros: Dois anos após a data da primeira matrícula e, em seguida, anualmente.
Já os carros clássicos ou automóveis construídos e matriculados antes de 1 de janeiro de 1960, considerados de interesse histórico, não precisam de cumprir este calendário de inspeção.
Se pretende obter mais detalhes ou saber qual é a data da primeira inspeção obrigatória para outro tipo de veículos (pesados e reboques), sugerimos que consulte em detalhe a informação disponível no site no IMT. Em alternativa, também pode recorrer ao seu Simulador de Inspeção de Veículos.
Quais são os documentos obrigatórios na primeira inspeção?
O único documento que não tem de ter consigo no dia da primeira inspeção de carros novos é a ficha da última inspeção realizada. Os restantes documentos, tal como nas inspeções periódicas anuais, são obrigatórios e terá de os ter preparados. São eles:
- Certificado de matrícula ou livrete;
- Título do registo de propriedade.
Relativamente aos custos da Inspeção Periódica Obrigatória (IPO), estes também não diferem. Para veículos novos ligeiros o custo da inspeção é de 27.80 euros e o da reinspeção 6.97 euros (IVA não incluído). A tabela de custos do IMT não tem em conta, assim, o estado do automóvel.
Ler mais: “5 Coisas que vai querer saber sobre a inspeção automóvel”
Como preparar um automóvel para a sua primeira inspeção periódica obrigatória?
Um carro com menos anos de utilização tende a ter menos problemas que carros com mais anos. Porém, não facilite! Continua a ser recomendado fazer uma vistoria geral ao automóvel, de forma a detetar (e corrigir) eventuais problemas antes da primeira inspeção periódica obrigatória. Eis alguns aspetos que é importante verificar:
- Luzes do veículo: garanta que todas as luzes (de mudança de direção, perigo, travagem, marcha atrás, etc.) estão a funcionar corretamente e estão bem alinhadas;
- Escovas limpa vidros: verifique se as mesmas estão em boas condições e se o líquido de limpeza está reposto;
- Espelhos retrovisores: são fundamentais para a boa visibilidade do condutor. Assegure-se de que a superfície refletora, o sistema de fixação e de regulação estão em bom estado;
- Pneus: também devem estar em bom estado (o relevo do piso deve ser de, pelo menos, 1.6 milímetros) e com a pressão recomendada pelo fabricante. Em caso de dúvida, consulte o manual do proprietário;
- Cintos de segurança: devem funcionar corretamente;
- Perdas de fluídos: se vir manchas no chão no local onde estaciona o seu automóvel durante um período de tempo longo, verifique se existe alguma fuga de óleo ou no sistema de travagem do carro;
- Luz do painel de instrumentos: esteja atento a qualquer sinal luminoso que possa surgir e que indique a existência de algum problema mecânico.
Estes aspetos fazem parte do procedimento normal de preparação do carro para a inspeção. São válidos tanto para os carros novos – que vão à inspeção periódica obrigatória pela primeira vez – como para os seminovos e usados. No que toca à manutenção automóvel, não facilite!
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