Como fazer uma correta limpeza de estofos automóvel?

A limpeza de estofos automóvel é fundamental para preservar o bom estado do habitáculo do seu carro. Durante os invernos rigorosos, a humidade no carro pode dar origem a bolor e a maus odores, enquanto que nas estações secas e quentes, a poeira pode acumular-se nos estofos.

Se tem um carro familiar e se conduz com crianças diariamente vai, muito provavelmente, precisar de limpar as migalhas espalhadas, os líquidos entornados e as pegadas e lama com frequência.

Outro cenário possível é a venda do automóvel, e a necessidade de valorizá-lo para conseguir uma venda pelo melhor preço possível. Para tal, é importante que o carro seja tão apelativo quanto possível aos olhos de potenciais compradores. Muitos proprietários decidem, por isso, investir numa pintura automóvel, mas uma boa limpeza de estofos automóvel também vai fazer a diferença!

Neste artigo, descubra como limpar os estofos do carro autonomamente.

Que material precisa para fazer a limpeza de estofos automóvel?

Para conseguir eliminar toda a sujidade acumulada nos estofos do seu carro, é preciso recorrer aos produtos e acessórios certos. O material que vai precisar é:

  • Um aspirador – De preferência, com boa potência e com os acessórios necessários para aspirar os cantos mais estreitos e menos acessíveis;
  • Produtos de limpeza – Para cada tipo de estofo há produtos específicos recomendados. Aqui dependerá se os estofos do seu carro são de pele, de tecido ou sintéticos;
  • Escovas de cerda suaves e pequenos pincéis – Se as extensões do seu aspirador forem demasiado grandes para algumas partes, recorra a pincéis ou a pequenas escovas;
  • Panos de microfibra (ou simplesmente panos velhos de limpeza) e esponjas de limpeza.

Como limpar os estofos do carro?

1. Aspirar

O primeiro passo é, naturalmente, começar com uma boa aspiração. É importante que se livre de todo o pó e migalhas acumuladas, especialmente nos cantos. Se costuma viajar com animais de estimação no carro, o aspirador pode não ser suficiente. Neste caso, finalize o processo com um rolo adesivo, e remova todos os pelos dos bancos e dos estofos.

2. Eliminar manchas e limpar estofos do carro

Quando há manchas em partes específicas, é importante tratar delas em primeiro lugar e fazer uma pré-lavagem.

Se os estofos do seu carro forem de tecido, prepare uma solução de água com detergente lava-tudo ou detergente da roupa. Com a escova de cerda, escove suavemente as manchas até elas saírem. Evite molhar o tecido em demasia e use sempre água fria. Quando as manchas estiverem limpas, repita este processo para para a restante área.

Mas se, por outro lado, o seu carro tiver estofos em pele, opte por produtos suaves e não esfregue demasiado. O ideal é usar apenas água e sabão, sobretudo no caso da pele dos carros clássicos. Se as manchas persistirem, use então produtos ligeiramente mais fortes. Grande parte dos estofos em pele (ou de material a imitá-la) contêm um revestimento em uretano que os protege. Porém, se usar continuamente produtos abrasivos pode correr o risco de danificá-los.

3. Remover a humidade

Quando terminar, use um pano limpo e seco para enxugar o máximo de humidade possível. Assim, o processo de secagem será mais fácil. Para evitar a formação de maus odores e a própria deterioração dos estofos, é importante que a limpeza de estofos automóvel seja feita em dias com bom tempo. Mas, tal como acontece na lavagem do carro, também não é aconselhável limpar os estofos com exposição direta ao sol.

4. Aplicar hidratante (apenas nos estofos em pele)

Os estofos em pele exigem alguns cuidados adicionais. Um deles é a hidratação do couro. Assim, quanto terminar a lavagem dos estofos do carro, não se esqueça de aplicar um produto hidratante. Desta forma, os seus estofos vão recuperar o lustre, ficar com um toque mais característico e com um aspeto mais fresco e asseado.

5 Dicas para uma limpeza de estofos de carros mais eficaz

Agora que já conhece o procedimento, vamos ensinar-lhe alguns truques que vão fazer a diferença.

1.  Consulte o manual do proprietário

O manual do proprietário é um guia fundamental que lhe vai ensinar a cuidar de todos os aspetos relacionados com o seu automóvel. Para fazer uma limpeza de estofos automóvel eficaz e adequada ao tipo de material do seu carro, consulte este manual e siga as instruções.

2. Aspire bem as zonas com manchas

Retirar o pó na superfície das zonas com manchas, vai ajudar a que os produtos de limpeza penetrem melhor no estofo e cumpram a sua função de limpeza.

3. Use os produtos certos

Há quem recorra a receitas caseiras, quem reutilize produtos destinados a outros tipos de limpeza (roupa e lava-tudo, por exemplo), e quem invista em produtos de limpeza específicos para estofos automóvel. Em qualquer um dos casos, não se esqueça de adequar o tipo de produto que usa ao material dos estofos.

4. Não use quantidades excessivas de produto

A limpeza não vai ser mais eficaz quanto mais produto usar. Isso é uma falácia. Opte por aplicar camadas ligeiras nos estofos e massajar suavemente. Se vir que, então, é preciso um reforço, aplique mais produto. Mas faça-o sempre gradualmente e à medida das necessidades. Como já mencionámos, usar muito líquido pode humedecer o estofo em demasia, causar maus odores e a sua degradação precoce.

5. Limpe os estofos do seu carro com alguma frequência

Dependendo do uso que faz do seu carro, defina uma periodicidade adequada para fazer uma boa limpeza de estofos automóvel. Para além de ajudar a preservar o bom estado do habitáculo, conduzir num carro limpo vai ser muito mais agradável.

Marque uma limpeza de estofos automóvel numa oficina Caetano Retail

Apesar de ser possível fazê-la em casa, sugerimos que, de vez em quando, opte por uma limpeza de estofos automóvel numa oficina especializada. Ao recorrer a este serviço, terá a certeza que é feita uma limpeza a fundo e que nada passou despercebido.

Não adie mais e faça já o seu agendamento na oficina Caetano Retail mais próxima de si.