As multas por excesso de velocidade sĂŁo uma medida incontornĂĄvel para diminuir a sinistralidade na estradaâŠe os nĂșmeros assustam. Segundo dados da UniĂŁo Europeia, em 2019, houve 23.000 fatalidades nas estradas europeias, e estima-se que 10 a 15% de todos os acidentes de viação (e 30% dos acidentes fatais) seja um resultado direto do excesso de velocidade.
Assim, como Ă© possĂvel falarmos no possĂvel fim das multas por excesso de velocidade se continua a ser urgente tomar medidas para diminuir os acidentes causados pelo desrespeito dos limites de velocidade?
A resposta Ă© simples: com recurso Ă tecnologia.
Porque Ă© que as multas por excesso de velocidade podem perder importĂąncia?
Desde o dia 6 de julho que, de acordo com as normas da legislação europeia, todos os automĂłveis de passageiros e veĂculos comerciais novos vendidos devem estar equipados com o assistente de velocidade inteligente ou, em inglĂȘs, o ISA (Intelligent Speed Assistance).
Esta tecnologia passa agora a estar ativada por defeito e o seu principal objetivo é evitar que os condutores excedam os limites de velocidade durante a condução.
Com o ISA, a Comissão Europeia pretende reduzir as colisÔes em 30% e, sendo um sistema automåtico, as multas por excesso de velocidade podem perder relevùncia e muitos questionam se vão, inclusive, continuar a existir num futuro próximo.
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Como funciona o ISA?
O ISA é um sistema tecnológico avançado que impÔe automaticamente um limite de velocidade ao condutor durante a condução.
AtravĂ©s de cĂąmaras integradas e de um sistema GPS, o assistente de velocidade inteligente consegue ler todos os sinais Ă sua volta, saber qual Ă© o limite de velocidade permitido na zona, e calcular a velocidade a que se desloca o veĂculo.
Em caso de excesso de velocidade, o ISA deve avisar o condutor através de uma das seguintes formas:
- Ajuste automåtico da força no pedal: o pé do condutor é gentilmente empurrado para trås;
- Redução automåtica da velocidade (independentemente de o condutor continuar com o pé no acelerador);
- Sinais de alerta: uma combinação de alertas sonoros e visuais;
- Vibração: em caso de excesso de velocidade, o pedal vibra.
A escolha da metodologia a aplicar pode variar dependendo do tipo de veĂculo em questĂŁo e ainda nĂŁo hĂĄ conclusĂ”es que indiquem o que Ă© que funciona melhor. Por isso, cabe aos fabricantes escolher um destes sistemas de alerta e incorporĂĄ-lo nos seus ISA.
Atualmente, jĂĄ muitos automĂłveis tĂȘm um assistente de velocidade inteligente integrado mas que, por defeito, encontra-se desligado.
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O ISA pode ser desativado?
Sim. Todos os imĂłveis novos tĂȘm de ter um sistema ISA ativado no exato momento em que um condutor ligar o seu carro. Contudo, hĂĄ a possibilidade de desativar esta funcionalidade e de abdicar do limitador de velocidade automĂĄtico.
Por este motivo, faz sentido assumir que as multas por excesso de velocidade ainda podem permanecer no cĂłdigo da estrada durante algum tempo.
A importùncia da prevenção e da condução defensiva
Ă indiscutĂvel que esta nova diretriz europeia Ă© um passo importante em matĂ©ria de segurança, e que a tecnologia vai continuar a ser uma aliada cada vez mais poderosa no setor automĂłvel.
Mas, mais do que tecnologia avançada ou multas por excesso de velocidade, a melhor arma no combate à sinistralidade serå sempre a educação rodoviåria e a pråtica de uma condução defensiva.