Como tirar riscos do carro?

Saber como tirar riscos do carro é uma boa estratégia para manter a boa aparência do seu automóvel, sem os tradicionais custos associados a uma pintura automóvel completa. Se o seu carro apenas tem um arranhão leve, neste artigo, saiba como o disfarçar.

Não se esqueça de que tirar arranhões de carros ajuda a preservar o veículo, mas também é um fator de valorização caso queira avançar para uma venda automóvel no futuro.

Como saber se tirar riscos do carro é suficiente?

Para saber se é possível tirar os riscos do carro com recurso, por exemplo, a massa de polir para tirar riscos ou a qualquer outro produto para remover riscos de carros, terá de avaliar a profundidade dos arranhões.

Normalmente, um automóvel tem três camadas de pintura: uma camada transparente, a camada base (o primer) e, por fim, o painel metálico do carro.

Se, ao passar o dedo na parte riscada, não sentir qualquer atrito, é porque os riscos são superficiais e podem ser disfarçados com um produto específico. Mas se sentir dificuldade em deslizar o dedo, é porque os arranhões são demasiado profundos. Nesse caso, o melhor é fazer uma marcação numa oficina especializada, pois vai precisar de uma intervenção profissional.

Como disfarçar riscos de carros?

Se os riscos forem superficiais, pode disfarçá-los facilmente com recurso a um kit de remoção de riscos ou outros produtos para tirar riscos de carros. Para isso, siga os seguintes passos:

  1.  Limpe a zona riscada — Faça, em primeiro lugar, uma boa lavagem automóvel e tenha especial atenção à limpeza na zona afetada. Se durante a pintura houver areias ou outros detritos no local, vai acabar por esfregá-los, agravando a situação. Por isso, livre-se de toda a sujidade e seque bastante bem a zona onde pretende disfarçar os riscos do carro.
  2. Saiba como aplicar o produto para tirar riscos de carros — Cerca de 80% dos riscos nos carros são disfarçados com recurso a massa de polir e cera. Mas existem outros produtos diferentes, como por exemplo: canetas de retoque ou spray de remoção de riscos. Antes de colocar as mãos na massa, leia as instruções e saiba, em concreto, como utilizar o produto em questão.
  3. Aplique o produto — Após concluir os dois passos acima, chegou a hora de tirar os riscos do carro. Se usar massa para polir, aplique-a na zona riscada e espalhe-a de forma uniforme. Pode fazê-lo manualmente ou usar uma politriz, espalhando sempre o produto em movimentos circulares.
  4. Limpe os excessos e dê um bom polimento à zona afetada — depois de corrigidas as imperfeições do seu carro, deve remover o excesso de produto. Utilize um pano limpo de microfibras e água e retire todos os resíduos de massa. Dê o retoque final e aplique cera no local. O polimento deve permitir que a área fique reluzente e sem qualquer imperfeição à vista.

O meu seguro automóvel cobre os custos de um carro riscado?

Se suspeita que os riscos no seu carro foram um ato de vandalismo, pode sempre tentar acionar o seu seguro automóvel. No caso de ter um seguro de responsabilidade civil, que apenas cobre os danos materiais e físicos causados a terceiros, não vai ser possível. Mas se tiver um seguro mais completo (seguro de danos próprios) é provável que consiga obter a cobertura para este trabalho.

Ler mais: “Qual o seguro automóvel certo para si?

E como remover riscos profundos de carros?

Se os riscos no carro forem demasiado profundos para serem disfarçados, será necessária a intervenção de profissionais.

Normalmente, nestes casos, há duas opções: ou a pintura integral do painel riscado, ou a pintura automóvel. Para carros com alguma idade, o custo associado à pintura automóvel pode não compensar. Assim, é mais comum que se recupere apenas o painel em causa.

Mas se, por outro lado, o seu carro é um modelo recente, poderá fazer sentido investir numa pintura automóvel total. Esta é, sem dúvida, a melhor forma de manter o seu carro livre de riscos e arranhões, e com aquele aspeto de “acabadinho de sair do stand”.

Para usufruir deste serviço de forma rápida e descomplicada, não hesite em fazer uma marcação numa oficina Caetano Retail.