O turbo, também conhecido como turbocompressor, é um componente essencial em muitos motores modernos, tanto em veículos de passageiros como em aplicações industriais.
A sua capacidade de aumentar a potência e a eficiência do motor torna-o uma tecnologia essencial para quem procura um desempenho superior sem aumentar o tamanho do motor.
Ao longo deste artigo, exploramos em pormenor o que é o turbo, os diferentes tipos que existem, como funcionam, como se comparam aos compressores e os sintomas comuns de avaria.
O que é um turbo?
Um turbo é um dispositivo utilizado para aumentar a potência e a eficiência de um motor de combustão interna.
Funciona através do aproveitamento dos gases de escape do motor para acionar uma turbina, que está ligada a um compressor que introduz ar mais pressurizado nos cilindros do motor. Isto permite uma maior combustão e, por conseguinte, mais potência, sem necessidade de aumentar o tamanho do motor.
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Tipos de turbo
Existem vários tipos de turbocompressores, cada um com características específicas que os tornam adequados para diferentes aplicações:
Turbo de Geometria Fixa (FGT)
É o tipo mais básico de turbo. A geometria das suas pás não varia, o que significa que a sua eficiência pode ser limitada a diferentes velocidades do motor.
Turbo de Geometria Variável (VGT)
Este tipo de turbo tem lâminas que podem variar o seu ângulo, permitindo que o fluxo de gases de escape seja ajustado conforme as necessidades do motor. Isto melhora a eficiência e o desempenho numa vasta gama de velocidades do motor. É comum nos modernos motores a gasóleo.
Turbo de Rolagem Dupla
Utiliza duas condutas separadas para canalizar os gases de escape para a turbina, melhorando a eficiência ao reduzir a interferência entre os impulsos de escape de diferentes cilindros, assim como numa maior eficiência a diferentes velocidades do motor.
Turbo Composto
Utiliza dois turbos em série, um pequeno e um grande, para cobrir uma gama mais alargada de regimes do motor.
O turbo pequeno funciona a baixas rotações, proporcionando uma resposta rápida, enquanto o turbo grande entra em ação a rotações mais elevadas para fornecer mais potência.
Turbo elétrico
Uma inovação recente, estes turbos utilizam um motor elétrico para acionar a turbina em vez de dependerem apenas dos gases de escape.
Para que serve e como funciona?
O principal objetivo do turbocompressor é aumentar a quantidade de ar que entra nos cilindros do motor, permitindo uma combustão mais completa e eficiente do combustível. O processo básico de funcionamento é o seguinte:
- Recolha dos gases de escape: Os gases de escape do motor passam por uma turbina no turbocompressor.
- Acionamento da turbina: Estes gases fazem girar a turbina a alta velocidade.
- Compressão de ar: A turbina está ligada a um compressor que recebe o ar ambiente e o comprime antes de o alimentar nos cilindros do motor.
- Melhoria da combustão: O ar comprimido aumenta a pressão nos cilindros, permitindo a entrada de mais combustível e, consequentemente, uma combustão mais potente e eficiente.
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Turbo vs. Compressor
Embora tanto os turbocompressores como os compressores tenham o mesmo objetivo de aumentar a potência do motor, funcionam de forma diferente:
Fonte de energia:
- Turbo: Utiliza os gases de escape do motor para acionar a turbina.
- Compressor: Está ligado diretamente ao motor através de uma correia, utilizando a potência do motor para funcionar.
Resposta:
- Turbo: Pode sofrer do que é conhecido como “turbo lag”, sendo o tempo que demora a criar pressão quando o motor é acelerado.
- Compressor: Fornece pressão imediatamente, uma vez que está diretamente ligado ao motor.
Eficiência:
- Turbo: Geralmente mais eficiente porque aproveita a energia que, de outra forma, se perderia nos gases de escape.
- Compressor: Pode ser menos eficiente, uma vez que utiliza parte da potência do motor para funcionar.
Sintomas de avaria no turbo
A falha do turbo pode causar uma série de problemas de desempenho do motor. Alguns sintomas comuns incluem:
- Perda de potência: se o turbo não estiver a funcionar corretamente, o motor não receberá ar comprimido suficiente, o que resulta numa perda de potência.
- Fumo excessivo: um turbo avariado pode provocar a combustão incompleta do combustível, resultando em fumo excessivo, especialmente nos motores a diesel.
- Ruídos estranhos: barulhos estranhos no carro, como assobios ou guinchos, podem indicar que algo está errado com o turbo.
- Consumo de óleo: um turbo danificado pode permitir que o óleo do motor entre no sistema de admissão de ar, resultando num consumo excessivo de óleo e fumo azul no escape.
- Falta de resposta do motor: se houver um atraso significativo na resposta do motor ao acelerar, pode ser um sinal de que o turbo não funciona corretamente.
A manutenção regular e a atenção a estes sintomas podem ajudar a evitar avarias graves do turbo, garantindo que o motor funciona de forma eficiente e prolongando a vida útil do veículo.
Com efeito, o turbo representa então uma inovação significativa na tecnologia dos motores, permitindo uma maior potência e eficiência através da utilização dos gases de escape.
Com uma boa compreensão do seu funcionamento e cuidados, os turbos podem proporcionar um melhor desempenho e um aumento da vida útil do motor.