Luz do motor acesa: o que pode ser e o que fazer?

luz do motor acesa no painel de instrumentos do carro

Quando o painel de instrumentos do seu veículo se ilumina com uma luz indicadora do motor acesa, é natural ficar apreensivo. Esta luz, muitas vezes representada por um símbolo do motor no painel, é uma das mais importantes do seu carro. 

Neste artigo, vamos explorar o significado de ter a luz do motor acesa, o que fazer quando ela se acende e se pode continuar a conduzir, mesmo que esta continue acesa.

Luz do motor acesa no painel: e agora?

É normal que a primeira reação ao ver a luz do motor acesa seja de preocupação. No entanto, é essencial manter a calma. A luz do motor acesa não significa necessariamente que o seu carro está prestes a falhar. Pode ser um sinal de que há um problema que requer atenção, mas nem sempre é algo grave.

Quais os principais motivos?

A luz do motor acendeu: o que pode ser? Existem muitas razões para ter o símbolo do motor no painel, desde problemas simples e de fácil resolução, como um bocal de enchimento de combustível solto, até questões mais complexas, como falhas nos sensores de oxigénio ou problemas no sistema de ignição.

Alguns dos problemas mais comuns que podem fazer acender a luz do motor incluem:

  • bocal de enchimento de combustível solto ou danificado.
  • sensor de oxigénio defeituoso.
  • catalisador danificado ou obstruído.
  • problemas com o sistema de ignição, como velas de ignição desgastadas ou cabos de ignição com defeito.
  • sistema de escape com fugas.
  • problemas com o sistema de combustível, como um filtro de combustível obstruído ou uma bomba de combustível com defeito.

Ler mais: “O carro não pega, e agora? Descubra as razões”

O que fazer com a luz do motor acesa e perda de força no veículo?

Assim que a luz do motor acesa se torna evidente, é importante tomar algumas medidas imediatas. Primeiro, verifique se o seu veículo está a funcionar de forma diferente. Preste atenção a quaisquer sintomas incomuns, como tremores, perda de potência ou barulhos estranhos.

Em seguida, verifique o seu painel de instrumentos para ver se outras luzes de aviso também estão acesas, o que pode fornecer pistas adicionais sobre a natureza do problema.

Por fim, deverá levar o seu carro ao mecânico o mais rapidamente possível, de forma a perceber o que se passa com o seu veículo. Enquanto tiver a luz do motor acesa, deverá conduzir de forma preventiva. Tente manter-se sempre abaixo dos 70 km/h e não faça manobras demasiado perigosas ou complexas.

Ler mais: “Como escolher o mecânico para o seu carro

Perguntas mais frequentes sobre a luz do motor acesa em veículos

Luz do motor acendeu e apagou: o que fazer?

Por vezes, os carros têm falhas momentâneas, levando a que algumas luzes do painel se acendam sem motivo real. Para garantir que não existe mesmo nenhum problema, deverá desligar e voltar a ligar o carro. Quando o carro voltar a ligar, se a luz do motor não se voltar a acender, poderá continuar a conduzir descansado. Se, pelo contrário, a luz voltar a acender-se, deverá tentar perceber qual é o problema.

Como apagar a luz do motor?

Para apagar a luz do motor, deverá resolver o problema que está a causar que a mesma esteja acesa. Uma vez identificado e corrigido o problema que causou a luz do motor acesa, o símbolo do motor no painel irá apagar-se. Se isso não acontecer, deverá tentar perceber o que se passa e dirigir-se a uma oficina.

Ler mais: “Sobreaquecimento do motor: causas prováveis”

Posso conduzir com a luz do motor acesa?

Embora seja possível conduzir com a luz do motor acesa, não é aconselhável fazê-lo por longos períodos de tempo. Conduzir com a luz do motor acesa pode aumentar as emissões do veículo, reduzir a eficiência do combustível e, em casos extremos, causar danos ao motor. 

Além disso, se a luz do motor estiver a piscar intermitentemente, deverá parar o veículo e chamar assistência, pois isso pode indicar um problema sério que requer atenção imediata.

Ler mais: “Como tirar partido da assistência em viagem?

O carro passa na inspeção com a luz do motor acesa?

A luz do motor acesa é considerada um defeito grave durante a inspeção automóvel. Assim, se o veículo tiver a luz do motor acesa durante a inspeção, ele não irá passar.

Qual a diferença entre a luz do motor amarela ou vermelha?

A diferença de cores na luz de falha do motor prende-se com a gravidade da falha em si. Se a luz for amarela, significa que o problema não é crítico, podendo conduzir até à oficina. No entanto, se a luz for vermelha, deverá parar o carro de imediato e chamar o reboque.

Ler mais: “Como fazer uma paragem de emergência em segurança?

Deixe-nos cuidar do seu carro nas Oficinas Caetano Retail!

A luz do motor acesa é uma questão que merece a sua atenção imediata. Se está a enfrentar esse problema neste momento, faça já a sua marcação numa das oficinas Caetano Retail espalhadas pelo país!

Conte com profissionais especializados nas nossas oficinas multimarca, e perceba porque é que a sua luz do motor se encontra acesa.