Quando deve ligar as luzes de nevoeiro?

As luzes de nevoeiro, também conhecidas como faróis de nevoeiro, são um componente fundamental para que possa conduzir de forma mais segura no inverno. Mas por só serem necessárias em condições climatéricas específicas, ainda existem algumas dúvidas sobre a sua utilização.

Afinal, quando podem ser utilizadas as luzes de nevoeiro? As luzes de nevoeiro e luzes de cruzamento (médios) são a mesma coisa? E o que diz a legislação sobre os faróis de nevoeiro? Neste artigo, descubra as respostas a todas estas questões.

O que são as luzes de nevoeiro?

Para além das luzes de presença (mínimos), de cruzamento (médios) e de estrada (máximos), também existem as luzes de nevoeiro. Estas luzes – que são diferentes dos médios – só devem ser ligadas em situações climatéricas muito específicas e adversas, e apenas se comprometerem a boa visibilidade na estrada. Falamos, por exemplo, de chuva intensa, nevoeiro, fumo ou poeiras.

Existem faróis de nevoeiro na frente e na retaguarda do automóvel e, de acordo com o artigo 60.º do Código da Estrada, eles têm propósitos diferentes:

  • Luz de nevoeiro da frente: “destinada a melhorar a iluminação da estrada em caso de nevoeiro ou outras situações de visibilidade reduzida.”
  • Luz de nevoeiro da retaguarda: “destinada a tornar mais visível o veículo em caso de nevoeiro intenso ou de outras situações de redução significativa de visibilidade.”

Ler mais: “Cuidados a ter ao conduzir com chuva

Quando devem ser utilizadas as luzes de nevoeiro?

Tenha o veículo da frente como sua referência. Se, a uma distância de cerca de 100 metros não conseguir vê-lo com clareza, é porque a má visibilidade justifica ligar as luzes de nevoeiro.

Porém, lembre-se de que estes faróis são extremamente fortes e, se forem usados indevidamente, podem encandear os condutores que circulam em sentido contrário.Tenha sempre muito cuidado ao utilizar os faróis de nevoeiro, até porque a sua utilização indevida resulta em multas.

Ler mais: “Os tipos de multas de trânsito mais comuns”

Faróis de nevoeiro: legislação que deve conhecer

A legislação sobre os faróis de nevoeiro é clara. Tal como há a obrigatoriedade de ligar as luzes de nevoeiro em situações de fraca visibilidade, há a obrigatoriedade de as desligar sempre que já não for necessário.

O que acontece é que, muitos condutores, após passarem uma zona de má visibilidade, esquecem-se de desligar estes faróis. O artigo 61.º do Código da Estrada diz que “é proibido o uso das luzes de nevoeiro sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o não justifiquem”.

Este comportamento pode resultar numa multa que vai dos 30 aos 150 euros.

Para além disso, a instalação dos faróis também deve ser feita corretamente, por técnicos especializados. É que a multa prevista para uma instalação incorreta dos faróis de nevoeiro pode chegar aos 300 euros! Para regular os faróis de nevoeiro do seu automóvel, faça a sua marcação em qualquer oficina Caetano Retail.

Como ligar as luzes de nevoeiro?

O processo varia sempre em função do modelo automóvel e da própria tecnologia em questão. Em caso de dúvidas, consulte o manual do proprietário para aprender a utilizar corretamente todas as funcionalidades do seu carro.

Na maioria dos casos, ligar as luzes de nevoeiro é um processo mais ou menos simples. Siga os seguintes passos:

  1. Localize a zona de controlo dos faróis;
  2. Ligue as luzes de cruzamento (médios);
  3. Procure o símbolo dos faróis de nevoeiro;
  4. Clique no respetivo botão ou rode a alavanca;
  5. Verifique se as luzes estão ligadas através de um novo símbolo que aparece na zona das luzes do painel.

Verifique as luzes de nevoeiro do seu automóvel numa Oficina Caetano Retail

Se o seu carro acusa faróis amarelados, se precisa de fazer a manutenção ou regular os faróis de nevoeiro, não adie mais. Tenha atenção aos principais cuidados com o carro no inverno e garanta a sua segurança e a de todos os que circulam na via pública.

Faça já a sua marcação numa oficina Caetano Retail e garanta o bom funcionamento das luzes de nevoeiro do seu carro.