Cuidados a ter ao conduzir com chuva

Conduzir com chuva é um tema ao qual não podemos fugir com a chegada das estações frias. A verdade é que conduzir com chuva provoca vários acidentes nas estradas portuguesas todos os anos. Por isso, é fundamental começar já a preparar o seu automóvel para uma condução segura nestas circunstâncias.

Leia o artigo e conheça os aspetos fundamentais relacionados com a manutenção automóvel e os principais comportamentos a adotar neste contexto de condução.

Como preparar o automóvel para conduzir com chuva?

Antes de o mau tempo chegar, deve reservar algum tempo para aprontar o seu veículo. Lembre-se de que conduzir com chuva tem como resultado inevitável a redução da boa visibilidade e da aderência ao piso. Neste sentido, verifique os seguintes aspetos:

Pneus do carro

Começamos pelo ponto mais crítico de uma condução com chuva: os pneus do carro. O efeito de aquaplanagem é um dos cenários mais temidos pelos condutores. Este acontece quando se formam lençóis de água na estrada, que fazem com que o carro perca a total aderência ao piso e deslize. Uma das melhores formas de prevenir a aquaplanagem é, precisamente, garantir que os pneus do carro estão em boas condições para conduzir com chuva. Se tiver de investir em pneus novos, escolha um modelo adequado para a chuva, tendo em conta o seu design, tamanho e a profundidade do relevo.

Ler mais: “Saiba tudo sobre a etiquetagem de pneus

Faróis do carro

Reparou recentemente que o seu carro está com os faróis amarelados? Se assim é, cá está mais uma tarefa que deve constar na sua lista de verificações. Os faróis são um elemento importante para que os outros condutores o consigam ver na estrada (especialmente se as condições climatéricas forem adversas). Por isso, mantenha-os limpos e em bom estado.

Escovas limpa vidros

Após o verão, é recomendável proceder à troca das escovas limpa vidros. O calor extremo e as poeiras são os principais responsáveis pela degradação da borracha. Antes que o mau tempo chegue e antes que tenha de conduzir com chuva, instale escovas novas no para-brisas.

Ler mais: “Como fazer a manutenção das escovas limpa vidros

Ar condicionado

O ar condicionado, para além de ajudar a combater a humidade no carro, é muito importante para combater também a formação de vidros embaciados e a má visibilidade geral. Por isso, faça a manutenção do ar condicionado do seu carro o quanto antes.

Ler mais: “Os principais cuidados com o carro no inverno

6 Comportamentos a adotar se conduzir com chuva

A preparação e a correta manutenção automóvel são aspetos fundamentais… mas não suficientes. Conduzir com chuva em segurança pressupõe ainda a adoção de um estilo de condução defensivo e de certos comportamentos por parte do condutor:

1. Reduzir a velocidade

Em condições adversas, não chega cumprir o limite de velocidade estabelecido na zona em que circula. Conduza a uma velocidade ainda mais moderada.

Ler mais: “Multas por excesso de velocidade: o que pode mudar?

2. Ligar as luzes

O artigo 61.º do Código da Estrada determina que qualquer condutor deve ligar as luzes de cruzamento (os médios) em “condições meteorológicas (…) que tornem a visibilidade insuficiente, nomeadamente em caso de nevoeiro, chuva intensa, queda de neve, nuvens de fumo ou pó”. Se o seu carro não ligar automaticamente, preste atenção a este aspeto.

3. Aumentar a distância de segurança

Aumentar a distância de segurança vai fazer com que tenha mais tempo para reagir caso algo corra mal. Se, por exemplo, for apanhado num lençol de água, uma maior distância de segurança do veículo da frente pode prevenir um acidente.

4. Evitar usar o cruise control

Se o seu carro tiver cruise control, desligue-o durante a condução na chuva. Em caso de emergência, é fundamental que tenha o controlo total do veículo.

5. Praticar uma condução defensiva

Com ou sem chuva, pratique sempre uma condução defensiva. Em condições climatéricas adversas, redobre os cuidados e não facilite.

6. Prestar atenção aos painéis informativos

Se estiver a conduzir numa autoestrada ou numa via rápida, preste atenção aos painéis informativos e siga as suas recomendações. Eles normalmente têm mensagens e atualizações sobre o estado do piso e sobre as condições meteorológicas na zona onde circula.

Prepare o seu carro para a chuva numa oficina Caetano Retail

Confie numa oficina Caetano Retail e faça uma revisão geral ao seu automóvel antes de o mau tempo chegar. Faça já a sua marcação online e usufrua de um serviço de excelência.