Os principais cuidados com o carro no inverno

Apesar de Portugal ser um país com um clima bastante moderado, não deixa de ser preciso ter alguns cuidados com o carro no inverno. A existência de mais nebulosidade, de chuva e vento forte, aumenta a dificuldade em conduzir e faz com que existam alguns riscos acrescidos na estrada.

Também o facto de haver celebrações específicas nesta estação (tais como o Natal ou a passagem de ano), leva a uma necessidade acrescida de deslocações e, consequentemente, a mais movimento na estrada.

Por esse motivo, existem alguns cuidados que são imprescindíveis para a sua segurança e que vão permitir-lhe fazer as viagens de forma bastante mais confortável.

Neste artigo, deixamos-lhe uma lista com os principais aspetos que deve ter em consideração para conduzir em segurança no inverno.

6 cuidados a ter com o carro no inverno

1. Faça uma revisão automóvel

Se já estava para levar o seu carro à revisão automóvel há algum tempo, não perca mais tempo. Na verdade, muitos acidentes rodoviários acontecem devido à deterioração de algumas peças. Por esse motivo, acautele-se e faça uma revisão geral à sua viatura, de preferência, antes do inverno.

Ler mais: “Como escolher o mecânico para o seu carro”

2. Mude os pneus do carro

Os pneus de inverno são dos aspetos mais importantes a considerar quando falamos em cuidados com o carro no inverno. Se vive numa zona do país propensa à formação de gelo na estrada, deve saber que este tipo de pneus, em particular, foi pensado e desenvolvido para resistir ao frio e para proporcionar aderência e estabilidade extra em condições climáticas mais rigorosas.

Se não tiver necessidade de investir em pneus de inverno deve, pelo menos, fazer uma revisão aos seus pneus, de forma a garantir que eles têm boa aderência à estrada e permitem travar bem na eventualidade de ter de fazer uma travagem inesperada.

Não se esqueça de verificar a pressão recomendada pelo fabricante e a profundidade dos sulcos de borracha.

Ler mais: “Pneus de neve: por que motivo deve trocar já os seus pneus”

3. Tenha atenção à bateria

As temperaturas baixas afetam bastante a carga das baterias dos carros (que podem, inclusive, perder cerca de 1/3 da sua carga total). Para além disso, a humidade é outro fator que não favorece o bom funcionamento das baterias no inverno, uma vez que dificulta, por exemplo, o contacto dos bornes.

Por isso, durante o inverno é aconselhável que ande um pouco mais frequentemente com o seu carro para que o alternador vá carregando a bateria (graças à energia que é produzida pelo motor de combustão). Para além disso, tenha particular atenção ao arranque, uma vez que este é um dos momentos em que a bateria é sujeita a um maior esforço.

Ler mais: “Como acabar com a humidade no carro”

4. Faça a revisão aos faróis

Com menor luminosidade na estrada, é importante que os seus faróis estejam em boas condições, de forma a o ajudarem a ter a melhor visibilidade possível na estrada. Verifique se existe sujidade acumulada ou pequenas rachas e, se assim for, repare-as.

Ler mais: “Como limpar os faróis amarelados do seu carro?

5. Mude as escovas do pára-brisas

É durante o inverno que mais vai precisar das suas escovas pára-brisas. Por isso, garanta que elas estão em boas condições e que não deixam marcas no vidro nem fazem ruídos.

Sobre a questão da visibilidade, saiba ainda que é durante o inverno que há uma maior tendência para o embaciamento dos carros.

Ler mais: “Como prevenir vidros embaciados no inverno”; “Como tirar gelo do para-brisas sem riscar o carro?

6. Mudar os filtros de ar

Por fim, não se esqueça de mudar os filtros de ar, uma vez que existe uma grande tendência para a acumulação de partículas e poeira durante a primavera e verão. Como provavelmente vai ter de usar o sistema de aquecimento do carro no inverno mais frequentemente, garanta que não vai existir libertação de toda a sujidade no interior da viatura.

Ler mais: “Manutenção ar condicionado do carro: tudo o que vai querer saber”