Como tirar gelo do para-brisas sem riscar o vidro do carro?

Se estaciona o seu automóvel na rua, é importante saber como tirar gelo do para-brisas sem causar danos no vidro. Afinal, as temperaturas baixas já se fazem sentir e é fundamental ter alguns cuidados com o carro no inverno. Seja chuva, neve ou apenas baixas temperaturas, a verdade é que as estações frias exigem cuidados adicionais para garantir o bom estado e o bom funcionamento geral de um automóvel.

Neste artigo, vamos ajudá-lo/a a poupar alguns minutos todas as manhãs (assim como dores de cabeça desnecessárias) e explicar-lhe como tirar gelo do vidro do carro.

Porque é que há gelo no para-brisas?

As geadas matinais são um desafio que pode atrapalhar a rotina matinal de qualquer condutor. Geralmente, a fina camada de gelo que se forma no vidro do carro (se o deixar estacionado ao relento) acontece devido às baixas temperaturas, à condensação da humidade que existe no ar, e à diferença térmica que existe entre o interior e o exterior da viatura. Por muito cuidado que tenha, esta situação é, muitas vezes, inevitável.

Como tirar gelo do para-brisas?

Mas então, como tirar o gelo do vidro? Antes de mais, saiba que este processo requer algum cuidado, caso contrário pode danificar permanentemente o vidro do seu automóvel. Opte pelas seguintes estratégias:

1. Ligar o carro e o sistema de ar condicionado

Ligue o carro e, se necessário, deixe o motor aquecer durante algum tempo. Depois, ligue o sistema de ar condicionado e escolha a opção “desembaciar vidros”. Certifique-se de que o ar está a ser direcionado para o vidro. Isto vai ajudar a enfraquecer a camada de gelo no vidro, facilitando a sua remoção.

Ler mais: “Como prevenir vidros embaciados no inverno”

2. Raspe o gelo do vidro

De seguida, trate de raspar o gelo do vidro. Mas atenção porque isto deve ser feito com um raspador adequado, caso contrário pode danificar permanentemente o vidro do seu carro. Evite as soluções improvisadas e alternativas rápidas (como, por exemplo, usar um cartão multibanco) e invista antes em utensílios específicos.

3. Aplique spray descongelante

Pode optar por usar um spray descongelante para para-brisas (ou outro produto equivalente) que ajude a tirar o gelo do vidro do carro. Existem várias opções no mercado muito eficazes que têm a vantagem de não danificarem a pintura automóvel.

4. Use uma mistura de água e álcool isopropílico

Em alternativa ao spray descongelante, também pode aplicar no vidro do seu carro uma mistura à base de água e álcool isopropílico. Adicione 1/3 de água e 2/3 de álcool num pulverizador e aplique cuidadosamente no vidro do carro. Porém, esta opção requer cuidados adicionais. Quando terminar, lave a chapa à volta do para-brisas, pois esta mistura pode corroer a pintura.

5. Use uma capa protetora

A prevenção é sempre o melhor remédio. Por isso, se não quiser lidar com a formação de gelo no vidro, pode sempre optar por cobrir o seu carro durante a noite com um protetor de para-brisas. Com esta solução, vai ganhar uns minutos extra todas as manhãs, uma vez que é só recolher a capa protetora e seguir viagem.

O que não deve fazer para tentar remover o gelo do vidro do carro

Agora que já sabe como tirar gelo do para-brisas, tudo parece mais simples, certo? Porém, muitos condutores ainda implementam algumas práticas menos adequadas que podem comprometer o bom estado do vidro do carro. Eis o que nunca deve fazer quando tiver de remover gelo do vidro:

  • Verter água quente no vidro: a diferença de temperatura pode causar um choque térmico agressivo e dar origem a rachadelas no vidro do carro.
  • Ligar os limpa para-brisas: para além de o gelo danificar as escovas limpa para-brisas e de levar à sua substituição precoce, esta prática também vai espalhar desnecessariamente o gelo pelo vidro.
  • Utilizar a água do reservatório do limpa para-brisas: lembre-se de que a água do reservatório vai estar sujeita à temperatura exterior. Se espalhar a água do reservatório no vidro já congelado, vai apenas criar uma segunda camada mais espessa e agravar a situação.
  • Usar sal no vidro: O sal diminui a temperatura de fusão do gelo e consegue derretê-lo mais depressa, por isso, é um aliado comum na luta contra a formação de neve nas estradas. Porém, não ceda à tentação de aplicar sal no vidro do carro porque os cristais podem riscar severamente o vidro e causar-lhe problemas de visibilidade na estrada.

Ler mais: Pneus de neve: por que motivo deve trocar os seus pneus

Quer conhecer mais dicas práticas sobre manutenção automóvel? Visite o blog da Caetano Retail e explore os nossos artigos.