Guia para viajar com crianças no carro

viajar com crianças no carro

O transporte de crianças no carro (especialmente em viagens longas) deve ser feito com cuidado redobrado. Para além de o Código da Estrada ter regras específicas para quem faz uma viagem de carro com crianças, a logística do transporte de bebés num automóvel pode ser bem complexa.

Para que consiga viajar de forma mais tranquila, preparámos este guia com todas as normas em vigor, e com dicas fundamentais que, asseguramos, vão fazer a diferença!

Como transportar crianças no carro em segurança?

Muitos pais têm dúvidas sobre as regras em vigor para as diferentes idades. Afinal, fazer uma viagem de carro com crianças crescidas não é igual a uma viagem de carro com um bebé. As normas que terá de respeitar estão descritas no artigo 55.º do Código da Estrada.

Crianças no carro com menos de 12 anos

Se a criança tiver menos de 12 anos de idade e se a altura for inferior a 135 cm, deve transportá-la nos bancos traseiros do veículo, em cadeiras auto homologadas e adaptadas ao seu tamanho e peso. Mas há duas exceções, se as crianças tiverem menos de 3 anos de idade.

Ler mais: “O papel das cadeiras auto na segurança infantil”

Crianças no carro com menos de 3 anos

Podem ser transportadas no banco da frente, no lugar do passageiro, com o sistema de retenção virado para a retaguarda. Nestas situações, é obrigatório desativar o airbag pois, caso dispare, pode causar danos graves à criança.

Se os bancos traseiros não tiverem cintos de segurança ou se, por exemplo, conduzir um pequeno carro citadino (no caso de um “Smart”), também pode transportar a criança no banco da frente, de acordo com as normas acima descritas.

Crianças no carro portadoras de deficiência

As crianças com deficiência podem ser transportadas nas mesmas condições, desde que os sistemas de retenção tenham em conta as suas necessidades específicas e sejam prescritos por um médico da especialidade.

Se o carro em questão não tiver cintos de segurança de todo, é proibido o transporte de crianças no automóvel com menos de 3 anos. O desrespeito por estas normas dá origem a coimas no valor de 120 a 600 euros por cada criança transportada indevidamente.

Ler mais: “Os tipos de multas de trânsito mais comuns

Como transportar várias crianças no carro em simultâneo?

No caso das famílias numerosas, nem sempre é possível instalar três cadeiras auto nos bancos traseiros. Dependendo do modelo automóvel em questão, o espaço de habitáculo existente pode não ser suficiente. Como fazer, então, uma viagem de carro com crianças e com espaço limitado?

  • Para o transporte de 3 crianças no carro (com menos de 12 anos e de 135 cm de altura): se a criança de maior estatura tiver mais de 3 anos, pode ser transportada no banco da frente num sistema de retenção adequado.
  • Para o transporte de 4 crianças no carro (com menos de 12 anos e de 135 cm de altura): aplica-se a mesma solução para uma das crianças. Se a quarta criança, de maior estatura, tiver mais de 3 anos, pode ser transportada num banco traseiro apenas com recurso ao cinto de segurança.

Dicas para viajar com crianças no carro

Se vai fazer uma viagem longa de carro com bebés ou crianças, recomendamos que coloque em prática as seguintes dicas:

1. Instale as cadeiras auto e cortinas pára-sol

Segurança em primeiro lugar! Agora que já sabe de que forma é que as crianças devem ser transportadas, assegure-se de que está tudo pronto para iniciar a viagem. Verifique se o sistema de retenção está corretamente instalado e apronte as cortinas pára-sol. Em viagens longas e com calor extremo, todos os cuidados com bebés no carro são poucos!

2. Prepare opções de entretenimento

Acredite, vai precisar. Não menospreze a importância de ter algumas distrações à mão. Se, por exemplo, a criança tiver tendência para enjoar durante viagens longas, deve ter algumas opções de entretenimento preparadas para distraí-la e atenuar o desconforto. Evite desenhos animados no tablet ou vídeos no telefone, e dê preferência a brinquedos, histórias ou canções. Torne a viagem tão prazerosa quanto possível para a criança.

Ler mais: “5 Dicas para não enjoar no carro em viagem

3. Faça paragens ao longo do trajeto

Numa longa viagem de carro com crianças é fundamental fazer pequenas paragens. Permita que as crianças possam esticar-se um pouco e respirar ar puro. Faça sempre paragens em locais seguros e destinados ao efeito. Estações de serviço são locais ideais. Durante esta pausa, evite que o bebé ou a criança consuma comidas muito pesadas ou bebidas gaseificadas.

4. Planeie a hora da partida

O relógio biológico das crianças e bebés pode ser um bom aliado durante uma viagem longa. Se for possível, evite viajar em horas de calor intenso ou em horas de ponta. Tente aproveitar o período das sestas e considere, inclusive, viajar durante a noite.

Se tem uma família numerosa, considere investir num carro familiar para transportar todas as crianças de forma segura e confortável. Na Caetano Retail, pode encontrar várias opções disponíveis, de acordo com as suas necessidades e orçamento.