[Atualizado 12/09/2023]
Desengane-se quem pensa que vender carro é uma tarefa destinada apenas a profissionais da indústria automóvel. Existem muitos casos de negócios feitos entre particulares que são um verdadeiro sucesso e que se revelam bastante vantajosos para ambas as partes envolvidas.
Se pretende vender o seu carro em breve, independentemente de recorrer a profissionais ou de avançar com o negócio a título individual, saiba que existem determinados aspetos que deve ter em conta e que vão ajudá-lo a fazer uma venda mais rápida e eficaz.
Por muito bem que o seu carro lhe pareça estar, aos olhos dos consumidores e comparativamente a outras ofertas do mercado, será apenas mais um entre tantos outros carros usados. Por isso, é necessário identificar os pontos chave a melhorar, e torná-lo tão atrativo e único quanto possível.
E não…provavelmente a lavagem não é suficiente. Sugerimos que, antes de colocar o seu carro à venda, faça um diagnóstico rigoroso que lhe sirva como guia e como plano de ação para as diversas melhorias.
Sendo que cada caso é um caso, neste artigo, vamos listar alguns dos principais aspetos que são transversais à maioria das situações e que pode já colocar na sua to-do list.
4 passos para vender carro com sucesso
1. Prepare o seu carro usado
Pintura
Pintar o carro é a primeira coisa que pode considerar fazer para valorizar o seu automóvel usado. O impacto da pintura automóvel é enorme na perceção imediata que se tem do veículo em causa. A pintura ajuda a corrigir todas as pequenas manchas, riscos superficiais, perda de brilho ou até defeitos de pintura.
Apesar de ser possível pintar o carro em casa, o nosso conselho é que procure os serviços de um profissional para o efeito.
Quanto aos custos, os mesmos variam consoante a cor utilizada na pintura, o tipo de tinta, se leva acabamento final ou não, e o próprio tamanho da superfície a ser pintada.
Lavagem e higienização (interior e exterior)
Mesmo tendo sido pintado de fresco, qualquer carro que se apresente sujo e com um aspeto desmazelado, afasta de imediato o interesse de potenciais compradores.
Por isso, não dispense uma boa limpeza e higienização a fundo. Todos os pormenores contam. Esvazie todo o habitáculo e livre-se dos pequenos papéis e recibos acumulados nas laterais há séculos. Depois, trate do pó e garanta que aspira todos os buraquinhos do porta luvas e até do próprio sistema de climatização. Utilize, se necessário, um compressor de ar.
Para além da aspiração, não se esqueça de tratar dos vidros, estofos e tapetes. Utilize sempre os produtos de limpeza adequados.
Pode dar o toque final de frescura ao adicionar um pequeno difusor no seu automóvel, cujo aroma não comprometa. Opte por essências mais frescas.
Ler mais: “5 motivos pelos quais a lavagem do carro é importante”
Tire boas fotografias
Se considerar anunciar a venda do seu carro nos diversos sites de venda de carros, vai ser muito importante ter boas fotografias. De nada serve ter um carro a brilhar se as fotografias não forem convidativas nem lhe fizerem jus.
Se optar por tirar as próprias fotografias ao seu carro usado, deve ter especial atenção a alguns aspetos que podem ser críticos:
- Exposição solar – Se tem o seu carro guardado numa garagem, está fora de questão fotografar aí. Traga o seu veículo para fora e tire tanto proveito quanto possível da luz solar.
- Hora do dia em que fotografa – Escolha a melhor hora do dia para fotografar. O ideal será, na grande maioria dos casos, por volta do meio-dia, quando a luz do sol está alta e forte. Luz de fim de dia, por exemplo, tende a tornar as fotografias demasiado “amarelas” e isso pode afetar a perceção que têm do seu carro.
- Local – Leve o seu carro para um sítio estratégico que seja agradável e que funcione como um bom pano de fundo. Indiretamente, vai estar a influenciar positivamente a perceção que os potenciais clientes têm do seu veículo.
- Ângulos e posições – Fotografe o seu carro de diferentes ângulos e em posições distintas. Explore fotograficamente todos os detalhes, sem exceção. Faça com que no test-drive, o comprador tenha a sensação de que já conhece o carro.
- Tecnologia – Use material fotográfico adequado. Atualmente, os telemóveis têm já elevada qualidade, por isso, não há problema nenhum em usá-los para fotografar. Contudo, se perceber de fotografia e se tiver material fotográfico profissional, não se iniba de fazer uma boa sessão ao seu automóvel.
2. Assegure o bom funcionamento mecânico do automóvel
Não menospreza a componente fundamental – o bom funcionamento mecânico do veículo. Se suspeita que o carro possa ter algum problema ou se ele anda a fazer um barulho estranho nos últimos tempos, trate de visitar o seu mecânico antes de iniciar o processo de vender carro.
Ler mais: “Como escolher a oficina mecânica para o seu carro”
3. Informe-se sobre o preço justo do seu carro usado
Faça o trabalho de casa e estude o mercado dos carros usados.Tente perceber, através da análise de carros à venda semelhantes ao seu, qual é o intervalo de preço de venda que pode praticar.
Aqui, recomendamos também que fale sempre com um especialista que, para além de conhecer extremamente bem o setor automóvel, consegue ter um olhar técnico para o produto e avaliá-lo de forma rigorosa. Ter um profissional a mediar a venda do seu carro usado é sempre uma boa ideia porque, para além de tratar da qualificação dos clientes e de diminuir o ruído, conseguirá manter uma postura isenta e racional, uma vez que não está emocionalmente investido na negociação.
Ler mais: “A importância da tabela Eurotax para vender carros usados”
4. Dedique-se à venda do seu carro
Por fim, recomendamos que durante o período de venda do seu automóvel usado esteja especialmente disponível e contactável. Ninguém aprecia uma chamada não devolvida e alguns e-mails ignorados. Pense sempre que, do outro lado, para além de um potencial cliente, está uma pessoa. Dedique-lhe o tempo e a atenção devida e seja o primeiro facilitador de um negócio bem sucedido.
Ler mais: “A compra e venda de carros entre particulares vale a pena?“
Quais são os documentos necessários para vender carro?
A venda de um automóvel não dispensa a apresentação do:
- Documento Único Automóvel (DUA)
- Modelo Único/Requerimento de Registo Automóvel devidamente preenchido – Só com esta declaração é que a transferência da propriedade do automóvel ficará oficializada. Deve ser preenchida e assinada pelo comprador e pelo vendedor, até 60 dias após a venda. Funciona como contrato de compra e venda.
- Relatório das inspeções técnicas – A apresentação deste relatório é facultativa, mas quanto melhor documentada estiver a vida do seu automóvel, mais confiança o comprador terá no negócio. Este relatório pode ser conseguido junto do IMT.
Não se esqueça ainda de fazer o cancelamento da apólice do seguro automóvel (ou de a transferir para outro veículo seu).
Durante todo o processo de venda, seja sempre honesto/a e nunca esconda avarias ou incidentes passados. Se preferir, confie a venda do seu automóvel à Caetano Retail e usufrua de acompanhamento profissional, e de um processo de venda descomplicado e célere.