Distância de segurança: o que é e qual deve ser?

carros no trânsito a darem distância de segurança

Manter a distância de segurança correta entre o seu veículo e o da frente é uma das formas mais eficazes de reduzir o risco de colisão.

Circular na estrada em horas de ponta pode ser complexo e exigir alguma agilidade para que consiga chegar ao seu destino com toda a segurança. Manter um intervalo adequado entre o seu veículo e o da frente permite reações mais rápidas em situações de emergência.

Mas, afinal, qual é a distância de segurança recomendada entre veículos? Como aplicá-la quando está parado? Como é que a velocidade influencia esta distância? Leia o artigo e descubra a resposta a estas questões!

O que é a distância de segurança?

O IMT define a distância de segurança entre veículos como: “A distância a que circulamos do veículo que nos precede, e que nos permite reagir e controlar o nosso veículo por forma a evitar uma colisão ou outro acidente.”

Por outras palavras, é o espaço que deve ser mantido entre dois veículos que circulam um à frente do outro na estrada.

Esta medida de segurança é essencial para evitar acidentes e permitir uma reação adequada em situações de emergência. Manter uma distância adequada é uma medida preventiva que pode salvar vidas no trânsito.

Ler mais: “10 Dicas para praticar uma condução defensiva”

Qual a distância de segurança que deve ser mantida entre veículos?

De acordo com o Artigo 18.º do Código da Estrada: “os condutores devem guardar dos outros veículos uma distância suficiente que lhes permita parar em segurança no caso de travagem ou imobilização súbita”.

No entanto, o Código da Estrada não define qual é a distância exata que deve ser mantida. O único caso discriminado é o dos veículos que circulam em marcha lenta fora das localidades (Artº 40º), que devem manter 50 metros de distância entre eles e o veículo à sua frente.

A distância de segurança entre veículos vai variar, dependendo da velocidade e das condições da estrada. No entanto, e como o cálculo da distância no imediato pode ser difícil, o IMT aconselha a utilização da “regra dos três segundos”. Isso significa que o motorista deve manter um intervalo de pelo menos três segundos em relação ao veículo da frente.

Como calcular?

Para calcular a distância de segurança, o condutor deve escolher um ponto de referência, como uma placa de sinalização, e, quando o veículo da frente passar por esse ponto, iniciar a contagem. Se passar pelo mesmo ponto antes de atingir três segundos, deve aumentar a distância.

Em momentos em que exista falta de visibilidade (por exemplo, se circular com chuva ou nevoeiro), a distância deve ser aumentada para 4 ou 5 segundos. Desta forma, garante que consegue travar a tempo, mesmo quando as condições do piso não ajudam.

Ler mais: “Como fazer uma paragem de emergência em segurança?”

Existe distância de segurança entre veículos parados?

A distância de segurança não se aplica apenas quando o trânsito está em movimento, mas também quando os veículos estão parados, como num semáforo ou engarrafamento.
Manter uma distância entre o seu veículo e o veículo da frente nesses cenários é fundamental para evitar colisões traseiras.

Uma regra geral que pode ser aplicada é manter uma distância que permita ver as rodas do carro da frente.

A distância de segurança depende da velocidade a que circula?

Muitos condutores poderão questionar-se: “a distância de segurança depende da velocidade a que circulo?” E a resposta é sim, esta é diretamente afetada pela velocidade a que conduz. Quanto maior a velocidade, maior a distância necessária para garantir a segurança.

A relação entre a velocidade e a distância de segurança é proporcional. A uma velocidade mais alta, é necessário um intervalo maior entre os veículos. Além disso, a distância de travagem, que é a distância que o veículo percorre antes de parar completamente numa travagem de emergência, aumenta significativamente em velocidades mais altas.

Portanto, ao conduzir em auto estradas, a distância de segurança deve ser consideravelmente maior do que em centros urbanos ou aldeias, por exemplo.

Ler mais: “Educação Rodoviária: como ser um melhor condutor”

Manter a sua distância de segurança em todos os momentos é uma das regras chave para viagens tranquilas. E, não se esqueça, as condições do trânsito e a velocidade influenciam diretamente na distância necessária para parar com segurança.

Quer saber mais sobre como conduzir com segurança na estrada? Visite o blog da Caetano Retail e explore os nossos artigos.