A segurança rodoviária é uma preocupação constante em Portugal e a instalação de novos radares de velocidade média tem sido uma das medidas adotadas para reduzir o número de acidentes.
Mas afinal, o que são estes radares, como funcionam e qual a sua localização? Neste artigo, damos-lhe todas as informações que precisa sobre os novos radares de velocidade média para conduzir em segurança e sem multas surpresas.
O que são radares de velocidade média?
Os radares de velocidade média, são dispositivos que medem a velocidade média de um veículo ao longo de um determinado percurso, em vez de medir a velocidade num ponto fixo.
Imagine que conduz numa autoestrada. Ao invés de ser apanhado por um radar num único ponto, estes novos equipamentos calculam a sua velocidade média ao longo de um determinado trecho. É como se estivesse a fazer uma viagem de comboio: a velocidade média é calculada dividindo a distância percorrida pelo tempo gasto.
Esta tecnologia visa apanhar condutores que tentam evitar multas por excesso de velocidade reduzindo a velocidade apenas quando passam por radares convencionais.
Como funcionam os novos radares de velocidade média?
Os radares de velocidade média funcionam em pares, instalados em dois pontos distintos ao longo de uma estrada.
Imagine uma estrada com limite de velocidade de 90 km/h. Quando um veículo passa pelo primeiro radar, é registada a hora de passagem. Ao passar pelo segundo radar, é novamente registado o tempo. Com base na distância entre os dois pontos e o tempo que o veículo demorou a percorrê-la, é calculada a velocidade média.
Se essa velocidade média for superior ao limite estabelecido, no caso 90 km/h, para o troço, é gerada uma infração que pode resultar em multa.
Ler mais: “Limitador de velocidade: o que é e como funciona”
Os radares de velocidade média estão devidamente identificados?
A sinalização de radares de velocidade média é obrigatória, informando os condutores sobre a existência de um sistema de controlo de velocidade num determinado trecho da via.
Esse sistema utiliza dois ou mais radares para calcular a velocidade média do veículo ao longo de um percurso, e tem uma sinalética própria: o sinal de trânsito H42.
Apesar da sinalização, a localização exata dos radares pode variar no trecho sinalizado, o que significa que o condutor não tem certeza se o radar está ativo num determinado momento.
Ler mais: “Cruise control: o que é e como funciona?”
Radares velocidade média localização
Os radares de velocidade média são progressivamente instalados em várias estradas e autoestradas de Portugal.
Inicialmente, estes radares foram instalados em locais estratégicos, mas recentemente, novas localizações foram adicionadas. Abaixo estão algumas das localizações onde já se encontram estes dispositivos:
Distrito | Concelho | Estrada | Troço (km’s) | Velocidade (km/h) |
---|---|---|---|---|
Aveiro | Mealhada/Anadia | A1 | 217,4 | 211,9 | 120 |
Aveiro | Águeda | A25 | 42,5 | 37,6 | 100 |
Aveiro | Oliveira de Azeméis | IC2 | 264,7 | 266,8 | 90 |
Aveiro | Santa Maria da Feira/Espinho | A29 | 35,0 | 37,2 | 100 |
Beja | Ourique | IC1 | 679,8 | 682,6 | 70 |
Beja | Ourique | IC1 | 686,5 | 688,6 | 90 |
Beja | Aljustrel | EN261 | 97,1 | 98,5 | 70 |
Braga | Braga | A3 | 38,1 | 40,7 | 100 |
Coimbra | Figueira da Foz | EN109 | 100,7 | 103,0 | 50 |
Évora | Évora | EN18 | 278,4 | 276,3 | 90 |
Lisboa | Loures | IC2 | 9,8 | 7,0 | 80 |
Lisboa | Vila Franca de Xira | EN10 | 110,7 |115,5 | 80 |
Lisboa | Sintra | IC19 | 8,2 | 9,1 | 80 |
Porto | Paços de Ferreira | A42 | 9,0 | 7,1 | 100 |
Porto | Marco de Canaveses / Penafiel | EN211 | 1,4 | 5,8 | 70 |
Porto | Vila Nova de Gaia | A29 | 45,8 | 47,2 | 80 |
Porto | Vila Nova de Gaia | A29 | 47,3 | 45,9 | 80 |
Porto | Trofa | A3 | 16,9 | 15,9 | 100 |
Santarém | Santarém | A1 | 65,2 | 59,9 | 120 |
Setúbal | Palmela | IC1 | 538,9 | 545,0 | 70 |
Setúbal | Sesimbra | EN378 | 11,1 | 17,0 | 70 |
Setúbal | Alconhete / Montijo | EN4 | 25,0 | 30,0 | 70 |
Setúbal | Montijo | EN10 | 75,7 | 79,2 | 70 |
À data deste artigo, esta é a localização atual dos radares de velocidade média em 2024. Como referido, a lista de localizações está em constante atualização à medida que novos radares são instalados.
A importância dos radares automóveis
A experiência portuguesa com o SINCRO – Sistema Nacional de Controlo de Velocidade da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), um sistema de controlo de velocidade com 62 locais instalados, reforça a evidência científica sobre a importância dos radares na prevenção de acidentes. Sejam eles fixos, móveis ou de velocidade média.
Em 8 anos de funcionamento, os dados demonstram uma redução drástica na sinistralidade: 36% menos acidentes com vítimas, 74% menos mortes no trânsito e reduções significativas nos números de feridos graves e leves. Esses resultados comprovam o papel crucial dos radares na salvaguarda de vidas nas nossas estradas.
Multas por excesso de velocidade
As multas por excesso de velocidade captadas por radares de velocidade média seguem as mesmas regras das multas aplicadas por radares convencionais.
O valor da multa varia consoante a gravidade da infração, podendo ir de valores mais baixos para ligeiros excessos de velocidade até quantias elevadas para infrações mais graves, que podem também implicar perda de pontos na carta de condução ou até mesmo a sua apreensão.
Na tabela abaixo, encontra o valor das multas a pagar por excesso de velocidade:
Dentros das localidades | Fora das localidades | Coima |
---|---|---|
Até 20km/h | Até 30km/h | 60€ a 300€ |
de 20 km/h a 40 km/h | de 30 km/h a 60 km/h | 120€ a 600€ |
de 40 km/h a 60 km/h | de 60 km/h a 80 km/h | 300€ a 1 500€ |
Superior a 60 km/h | Superior a 80 km/h | 500€ a 2 500€ |
Em caso de necessidade, poderá sempre contestar a multa, tendo em conta o enquadramento da mesma, e poderá pagar por prestações.
Ler mais: “Os tipos de multas de trânsito mais comuns”
Com efeito, os radares de velocidade média são uma ferramenta eficaz na promoção da segurança nas estradas portuguesas. Com a sua capacidade de medir a velocidade média ao longo de um troço, desencorajam a aceleração entre radares fixos, contribuindo para uma condução mais segura e responsável.